LIVRO | PASSARINHA - KATHRYN ERSEKINE

segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Passarinha; I.S.B.N: 9788565859134; Páginas: 224;  Ano: 2013; Autora: Kathryn Erskine; Gênero: Drama; Editora: Valentina.

Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. 
Avaliação: ★★★★☆

Quanto tempo desde a última vez em que indiquei um livro aqui hein! Agora, passados os dias loucos, trago um livro maravilhoso que terminei de ler ontem. Primeiro quero contar uma coisa. Ando bastante interessada no assunto autismo. Não conheço ninguém portador da síndrome, mas de uns dias para cá decidi pesquisar livros com esses personagens e tentar entender um pouco sobre. Acabei vendo a sugestão de Passarinha e gostei tanto que precisava compartilhar com vocês.

Cresci em meio a uma porção de pessoas que acreditam que tudo que é diferente é, consequentemente, anormal. Já ouvi de pessoas próximas que crianças nascem com deficiência para castigar os pais por alguma coisa errada que eles fizeram na vida. Sem contar as inúmeras caretas e olhar de aversão. Além disso, na minha área profissional, que é educação, só a possibilidade de trabalhar com "crianças especiais" causa tremor em quem ouve.

Pois bem, gosto muito de uma coisa chamada empatia e é exatamente isso que temos e aprendemos em Passarinha. Uma garotinha de 10 anos que perdeu o irmão de forma brutal e que precisa se adaptar ao mundo sendo autista. A história é narrada do ponto de vista de Caitlin e com uma linguagem típica de uma menina de 10 anos. A personagem interage o tempo todo com o mundo exterior, mas é muito tocante quando você vê esse mundo a partir da perspectiva dela. 

A síndrome de Aspeger é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a capacidade do indivíduo de socializar-se e comunicar-se de maneira efetiva. Basta dar um google que você encontra mais características, e dessa forma você compreende as limitações da criança. Ela não é um caso perdido, é um caso de paciência. 

Certamente não deve ser algo simples de conviver no dia a dia, mas só de ter uma noção mínima de como essas pessoas pensam já faz com que eu repense a minha maneira de olhar para elas. Todos somos diferentes e é isso que torna cada indivíduo especial. Quem dera todos pudessem ao menos uma vez na vida ler uma história como Passarinha de mente aberta. E assim como Caitlin conseguir ter a tal empatia que parece ser bem difícil para a maioria das pessoas, mesmo as não portadoras de SA.

Fica aqui a minha sugestão de uma leitura cativante e que sem dúvidas fará de você outra pessoa quando chegar a última página. 

Eu li a versão digital, mas você pode comprar o livro físico nos links abaixo, assim você me ajuda a ter um pouquinho mais de money para novos livros.

POSTAGENS RELACIONADAS

25 comentários

  1. Eu preciso ler esse livro,
    É aqueles livros que a gente sabe que vai chorar e passar nervoso, mas que é perfeito para refletir, né? =/

    Adorei sua resenha e ponto de vista
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é o choro premeditado mas que é inevitável hahah

      Excluir
  2. Eu não curto livros/filmes de drama, mas sua resenha ficou tão bem feita que até me deu vontade de conferir essa leitura de perto ♥ Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. BOm dia, eu julgo um livro pela capa e essa é perfeita, transmite bem o tema do livro que por sinal ainda não li mas vou salvar na minha lista e indicar pra alguém que conheço e tem um sobrinho autista...
    Seu blog é cativante e convidativo, já estou seguindo!
    Beijos e uma semana de alegrias😘
    Beijocas 😘

    Blog Sara Menezes
    PARTICIPE NO NOSSO GRUPO DE INTERAÇÃO ENTRE BLOGUEIRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que comentário mais amor!!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e do blog <3
      obrigada mesmo!!

      Excluir
  4. Gostei da indicação e a forma como você descreveu, gosto de livros que nos faz refletir e nos ensina algo de verdade, nunca li nada que tenha a Síndrome de Aspeger apenas assisti filmes, mas com certeza irei comprar esse livro. Beijos e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradece pelo seu comentário =)
      Isso é bastante motivador <3

      Excluir
  5. Gostei muito da capa, condiz com a sinopse. Agora fiquei me imagino lendo e chorando litros e refletindo muito sobre o tema delicado. Deve ser uma ótima leitura!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha guarde suas lágrimas para quando ler <3

      Excluir
  6. Achei bem interessante, nunca li nada do tipo. Imagino quão emocionante deve ser vivenciar essa história pelos olhos dela. Acredito mesmo que devíamos ser mais empáticos, e isso começa colocando-se no lugar do outro. Beijão www.infectedbyculture.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, o que nos falta é empatia =)

      Excluir
  7. Adorei a resenha e estou interessada em lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser bem legal, gostaria de ler 😍 Fica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua indicação. Nunca li livros relacionados ao assunto, mas como você disse é muito importante se colocar no lugar das pessoas que sofrem dessa síndrome. Gostei bastante

    ResponderExcluir
  10. È verdade eu não curto essa tema, mas eu adorei sua resenha.. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, esse livro parece maravilhoso, de verdade, anotei aqui para lê-lo depois. Amo essas leituras que nos acrescentam algo e abordam temáticas não tão usuais, sem falar nessa capa maravilhosa! Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Ah e eu também amei a capa <3

      Excluir
  12. A sinopse é meio confusa, né? O que me despertou o interesse pelo livro foi a forma como você o apresentou em sua resenha. Maravilhosa a sua escrita! Amei o seu blog!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Amo livros de drama, e quando vem com reflexões melhor ainda. Ont li uma resenha de um livro que o personagem principal também era autista, eu me interessei muito, esse seu também, sua resenha esta perfeita. Parabéns! Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
  14. Com certeza irei ler, não tenha dúvidas. Eu já ficava com vontade antes, agora então fico ainda mais.
    Que resenha maravilhosa!
    É sempre bom conhecer um pouco mais sobre esses assuntos, mesmo que seja de pouquinho em pouquinho através dos livros.

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...