LIVRO | ATRÁS DO CRIME - CRISTIANE KRUMENAUER

segunda-feira, junho 27, 2016

Ele é possuidor de uma mente impressionante. No crime organizado, planeja todos os caminhos da droga: desde a sua origem, na fronteira, até sua chegada e posterior distribuição em São Paulo. Conhecido também como o Mestre da Logística das Drogas, age e não deixa rastros, a menos que seja isso que deseje. Contudo, chega o dia em que encontra um rival à altura: o agente federal Giorgio está em seu caminho. Ainda assim, é a complexidade da vida que acaba se mostrando mais desafiadora para esses dois homens. Em se tratando de crime, a paixão e o temor podem ser fatais. O crime nunca vem só. Há vida e morte bem atrás dele.

Ainda estou procurando palavras para descrever essa história. O assunto principal é algo bem frequente em nosso cotidiano: o tráfico de drogas. Mas aqui mostra, além do trabalho da polícia em combater esse tipo de crime, todo o trabalho por trás do trabalho sujo dos traficantes. Mais do que isso, a autora nos apresenta a relação familiar e apenas de convivência entre cada um dos envolvidos na história.

Quero começar falando sobre Alberto, o Mestre da Logística das Drogas. É costumeiro ouvirmos que não é porque uma pessoa nasceu pobre que precisa partir para o crime. No entanto, a chance de uma pessoa sem condições financeiras chegar ao topo sendo honesta, convenhamos que é bem mais difícil e aqui, temos um exemplo de alguém que sempre teve vontade de ser alguém, mas optou pelo submundo, apesar de não ser usuários de nenhum tipo de drogas.

Alberto observou os grandes, que eram suas referências, viu o quanto o lugar em que vivia era injusto e encontrou no tráfico a chance de manter sua família e ainda cursar o ensino superior. Na escola sempre via os colegas usarem roupas e sapatos caros, aparelhos eletrônicos de última geração graças às "vendas". Aos poucos foi entrando e se tornou a mão direita da chefe. Ela, Giuliana Saletti, é quem dá todos os comandos da maior máfia do tráfico no Brasil.

A Polícia Federal em São Paulo tenta de toda forma combater a gangue e tem o delegado João Carlos à frente de tudo. Como dentro da organização estão ocorrendo diversos vazamentos de informação, ninguém é confiável, por isso o agente Giorgio é transferido de Porto Alegre para ajudar na operação. Chegando à SP, ele recebe todas as orientações, inclusive a de que não pode confiar em ninguém. Ele reencontra o amigo de faculdade, Benjamin e o escolhe como parceiro para acabar com o grupo.

Desde que foi convocado, várias coisas horríveis aconteceram: suas esposa, Abigail, sofreu um sequestro, ele foi seguido e fotografado, sua casa em SP foi invadida, mas ele não exita em momento algum. Apesar de desconfiar de todos, descobre que um agente não está envolvido com os vazamentos. Deixarei vocês na curiosidade.

É surpreendente como o desenvolvimento da história te prende, tanto é que quando cheguei na última página e olhei o relógio, já passava das 2 horas da madrugada. Tudo nos leva a crer que Benjamin e/ou João Carlos são os responsáveis por atrapalhar toda a investigação e tem uma super reviravolta que te deixa de queixo caído. Nota-se que Cristiane se aprofundou de verdade no assunto abordado, visto a riqueza de detalhes em cada página, tanto é que ela dedica o livro ao marido, que é investigador criminal.

Sobre os demais personagens que aparecem no desenrolar da trama, é importante citar Alexandre, irmão mais novo de Alberto. Ele é um criminoso dos mais baixos e não se importa em sujar as mãos apenas para provocar Alberto. Ele tem uma participação muito importante e acredite em mim, ele vai te arrebatar. Tem também Roberta, que é a esposa do delegado João Carlos. Ela merece destaque, porque é uma  pessoa completamente neutra e que você jamais desconfiaria de qualquer passo dela, mas sem dúvida você vai querer retornar algumas páginas várias vezes para ler sobre ela no final - eu fiz isso.
Por fim, eu poderia passar horas escrevendo o quão maravilhada estou com Atrás do Crime. Será que uma única pessoa será capaz de acabar com o abastecimento de drogas de todo o território nacional? A morte sempre estará envolvida e não podemos esquecer que as emoções fazem parte do ser humano, sem contar que é falhas são características humanas.

É de uma riqueza imensa e, sem dúvida um imensa contribuição à literatura nacional, além de que eu me senti muito próxima ao que acontece na luta contra o tráfico de drogas e a forma como elas entram no país. Os capítulos são alternados entre a história do tráfico e a história da operação da PF. A frase final do livro é de arrupiar!

Título: Atrás do crime | Autor (a): Cristiane Krumenauer | ISBN: 9788581086774| Ano: 2016 | Páginas: 186 | Editora: Giostri

POSTAGENS RELACIONADAS

0 comentários

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...