12 LEITURAS | DRÁCULA - BRAM STOKER

quarta-feira, junho 22, 2016

Drácula é um dos pioneiros das histórias sobre vampiros e ele vem inspirando muitas outras histórias até hoje. Quando decidimos que o tema do livro seria 'vampiros', eu logo pensei em ler um clássico e Drácula foi o primeiro a vir à mente. Acho que quando se fala em vampiros o primeiro personagem que surge na cabeça é, de fato o Conde.

A história começa com Jonathan Harker relatando sua viagem à Transilvânia para encontrar com Conde Drácula. Harker será mediador na compra de diversas propriedades pelo Conde na Inglaterra. Tudo, porém, é muito estranho, desde sua chegada à cidade. Muitas coisas bizarras acontecem e não melhoram quando ele chega a casa, na verdade, ele passa de hóspede para prisioneiro e recebe recomendações diversas como, por exemplo, não dormir fora de seu quarto, pois pode se dar mal.

No decorrer da história, Harker consegue escapar e voltar para a Inglaterra e o Conde decide ir também. Harker encontra sua esposa, Mina, mas ele está em estado de choque por causa das coisas que viu enquanto era prisioneiro. O livro todo é narrado do ponto de vista de vários personagens, então temos, ainda o relato de Mina sobre a chegada do marido e a doença de Lucy sua amiga. Lucy de repente precisa de diversos transplantes de sangue para poder sobreviver e, coincidentemente, sua doença surge após a chegada de Jonathan e Drácula.

A verdade é que só quem pode ajudar na tal doença, é Van Helsing (nome familiar?), pois a enfermidade de Lucy vai além da medicina. Como ela foi ataca por algo diabólico, Helsing precisa utilizar meios nada comuns para tentar salvá-la. Em vão. Ela foi mordida e agora é uma morta viva.

O desfecho da história é bastante envolvente e dramático. Com o final triste de Lucy, Mina se torna o novo alvo de Drácula, no entanto Van Helsing e demais companheiros estão dispostos a destruir o Conde, mas esse final vou deixar o suspense no ar. É bem surpreendente.

Por ser um clássico da literatura mundial, é comum que muitas histórias sejam inspiradas nessa obra. Vários dos acontecimentos escritos por Stroker são vistos até hoje, como a repulsa dos vampiros por alho e outras coisas relacionadas à lobisomem. Em Entrevista com Vampiro vemos uma semelhança muito grande com a história de Drácula. Eu sou grande admiradora de clássicos e nunca havia lido essa obra antes, então aproveitei o projeto para lê-lo. Além disso, aviso logo que é um livro bastante extenso; adoro, mas há quem encontre problemas com isso.

12 meses, 12 temas, 12 livros

Participam do projeto:

POSTAGENS RELACIONADAS

8 comentários

  1. Ótima escolha de livro. E pensar que ainda não peguei para ler.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  2. ESSA É A LEITURA QUE VIVO ADIANDO MILCA hauhauhauhauhauh

    ResponderExcluir
  3. Milca,
    Eu achava que a história era igualzinha a do filme "O Drácula de Bram Stoke"... é diferente então? Você diria que este filme é de terror ou de suspense?
    Pq odeio terror, kkkk!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem uns dois filmes, se não me engano, que a história é fiel, mas a maioria tem coisas muito diferentes.
      Para mim ele é terror, mas não me assusta sabe hahahah

      Excluir
  4. Eu teria escolhido esse também, se não tivesse jacado COMPLETAMENTE o primeiro mês do projeto *shame shame shame* não dá pra ser mais "livro de vampiro" do que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, não tem livro mais de vampiro do que Drácula hahaha

      Excluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...