JÁ PENSOU EM CRIAR O HÁBITO DE LER?

quinta-feira, maio 26, 2016

No longínquo ano de 2010, eu estava me formando no curso de licenciatura em Letras e o tema do meu TCC foi "A importância do hábito de leitura". Naquele ano, tive que fazer todo o trabalho baseado no hábito dos alunos do ensino médio de uma escola pública aqui perto de casa. O grande problema é que na escola em questão não conheci um aluno sequer que gostasse de ler por hobby. Ao questionar alguns alunos, era comum ouvir que se tivesse que ler Aluízio Azevedo era melhor a morte. Meio que peguei o problema para mim e saí indicando livros mais tranquilos para quem mostrava interesse em ler.

Não acho que a leitura dos clássicos seja o melhor caminho para quem está começando a vida e nem pensa no quanto a leitura é e será indispensável por toda a vida. Lembro que, mesmo em um curso de ensino superior, que é totalmente voltado para a literatura, muitas pessoas reclamavam de ter que ler Primo Basílio. Imagine um adolescente que não quer nada da vida além de ouvir música e fazer vários nada? É traumático!

Pensando nisso, resolvi fazer uso desses vários anos de faculdade e trazer para o blog mais assuntos relacionados à leitura e sobre o quão fundamental ela é. Sei que pessoas de várias idades me acompanham aqui e não há nada que eu goste mais do que ler e indicar bons livros e não adianta eu sair falando sobre os antigões que eu adoro, sendo que não é todo mundo que gosta desse tipo de literatura. Vou tentar cada vez mais falar sobre meios mais fáceis para você fazer da leitura algo prazeroso e não só por obrigação de forma que você perceba que isso é uma atividade incrivelmente capaz de acabar com seu tédio.

Além disso, depois que eu dei uma chance a escritores contemporâneos percebi que todo tipo de leitura é válida. Digo mais: não permita que te coloquem para baixo por causa do livro que você escolheu. Não importa se você quer ler Crepúsculo ou Dom Quixote, o que importa é que você leia aquilo que te agrade e que isso se torne rotineiro.

POSTAGENS RELACIONADAS

7 comentários

  1. Eu espero do fundo da minha alma, que muita gente lendo essa série de posts entenda o quão importante a leitura é nas nossas vidas! Antes eu lia muito mais do que hoje, talvez por causa de "tempo sobrando", mas nunca consegui abrir mão de uma leitura diária <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Cintia, meu maior desejo é isso sabe? Espero que as pessoas vejam a importância disso. Eu também lia muito mais, mas sabe como vida de adulto é difícil né hahah

      Excluir
  2. Desde novinha eu frequento a biblioteca da escola e gosto de ler, mas confesso que não é toda literatura clássica que eu gosto. Meu avô tem uma biblioteca gigante na casa dele e me deixou escolher alguns livros de lá, peguei 3 livros clássicos :) Acho que o importante é ler, sabe? Que seja Dom Casmurro ou A seleção... com certeza em ambos temos algo a aprender. Beijos

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, verdade. Tem que ler aquilo que é agradável, sempre!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, descobri seu blog através do blog da Cintia, e vi que você participa do projeto vai um café também ! E que você é amiga da Ka! Então decidi vir aqui. Adorei a ideia de você falar sobre esse universo da leitura, eu lembro que estudei em uma escola integral e lá tinha a MELHOR biblioteca que eu já pude ver em toda a minha vida. Sério, ela era um tanto quanto pequena se você comparar com uma biblioteca de faculdade, mas lembro que para mim ela parecia enorme, afinal eu estava na quinta série (fiquei até a oitava no mesmo colégio), e foi lá que eu me apaixonei pela leitura! Eu acho que li todos os tipos de livros, mas confesso que li alguns, assim bem de antigamente como A marca de uma lágrima, e a coleção dos Karas do Pedro Bandeira. E concordo com você, tenho um irmão que me achava muito estranha por ficar lendo, até que um dia ele leu o pequeno príncipe e gostou, ele não é assim, ooooooo meu deus a pessoa que mais lê hoje em dia, mas ele pegou o gosto através de um livro curto e fácil de ser lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!!
      Que amor!! Eu gosto demais da Kah e da Cíntia, aliás, amo o Vai um café! Obrigada por vir aqui e olha, ler é o máximo, eu adoro ir à biblioteca. Muito legal saber um pouquinho de você e que bom que você gosta de ler também!
      Bjss

      Excluir
  4. Eu entrei no mundo da leitura na infância por causa das más amizades. Era uma menina solitária e via nos personagens dos livros grandes amigos... Nunca li por obrigação, lia por gosto e isso me fez amadurecer para a vida bem mais cedo. Me dói ver os erros grotescos que meus velhos colegas ainda cometem no dia-a-dia nas redes sociais... eu aprendi MUITO no mundo da literatura. Como seria bom se os pais passassem mais tempo com os filhos pequenos folheando livros ao invés de ficar com eles mostrando celulares e tablets! Eu cresci sempre tendo muito apoio da minha avó com a leitura e isso foi um belo remédio contra a solidão. Acho que no fundo os livros são meu refúgio até hoje hahahaha
    Gostei muito do seu post, um belo questionamento!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...