EXPOSIÇÃO | COMCIÊNCIA - PATRÍCIA PICCININI

quinta-feira, março 10, 2016

Está tendo uma exposição no CCBB aqui de Brasília que vale super a pena visitar. Se chama ComCiência e traz a obra da artista Patrícia Piccinini. Segue uma breve explicação sobre a obra:
ComCiência – Patricia Piccinini Para trazer a questão das mutações genéticas para o território da arte, a artista australiana Patricia Piccinini se utiliza do realismo como linguagem, apresentando ao espectador um universo de criaturas desconhecidas, porém palpáveis e surpreendentemente afetuosas. ComCiência, um neologismo que carrega sentido duplo, conectando consciente e ciência, propõe ao público um percurso narrativo entre esculturas, desenhos, fotografias e vídeos.
As esculturas são resultado de pesquisas sobre biotecnologia e engenharia genética, e são tão surreais e atraentes ao mesmo tempo. Eu gostei de conhecer a ideia de cada uma das obras. Embora eu não me recorde de todas as descrições, acredito que uma - que mais me chamou a atenção - citava uma frase do alemão Johann Wolfgang Goethe, que diz que "beleza é um convidado bem-vindo em qualquer lugar". Questiona a percepção e a construção do que realmente é considerado belo.

Além disso, esses cabelos que vocês podem ver nas fotos são cabelos humanos e simboliza a força física, a virilidade e a sedução, ideia também transmitida em suas obras. As criaturas são realmente estranhas, mas parece que a artista veio para questionar tudo aquilo que achamos correto. Uma criança, por exemplo, não tem a mesma percepção de beleza que um adulto teria. Por isso em uma de suas esculturas (foto mais abaixo) apresenta uma criança, um ser com total inocência dormindo ao lado de algo que, para nós, adultos, é nada mais que um monstro.
Se você é da capital ou está de passagem, sugiro a visita que poderá ser feita até o dia 04/01. Pelo que li no site do CCBB, agora é necessário agendar. Acredito que a procura foi enorme, tanto é que quando fui estava lotado. E uma última observação: eu sonhei com esse garotinho me olhando. Sem contar na loucura que é imaginar uma criança no topo dessas cadeiras podendo cair a qualquer momento.

Acompanhe o blog nas redes sociais
 Instagram || Facebook || Flickr || Bloglovin  || Snapchat: milcaabreu 

POSTAGENS RELACIONADAS

1 comentários

  1. Acho que irei sonhar com esse garotinho também D:
    Adorei o trabalho dessa mulher, é realmente interessante o que ela propõe com essas obras, mas confesso que algumas me deixaram meio "afetada" hahaha

    Abraço,
    omundodemis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...