terça-feira, novembro 24, 2015

O SIGNIFICADO DE UMA FOTOGRAFIA

Quantas vezes já ouvi pessoas falarem que ficam tristes por não terem uma determinada fotografia de recordação. Eu mesma gostaria de ter tido a oportunidade de registrar momentos do passado, mas infelizmente já passou e tudo está na memória. Não que seja uma coisa ruim. Quando para para olhar fotos antigas bate uma saudade imensa de momentos que não voltarão, amigos que se foram - não apenas no sentido de morte. A fotografia tem um poder enorme sobre mim. Ela mexe comigo de várias formas que nenhuma outra coisa faz igual. 
Compreendo perfeitamente que, hoje, com a disseminação dos registros fotográficos, a maioria seja adepta do "aproveite o momento e desligue a câmera". Por vezes esse pensamento me intimidou e me impediu de fotografar alguma situação. Ainda intimida, na verdade. Sou muito a favor disso, mas não acho que devamos ser radicais. Tudo nessa vida precisa ser feito com moderação e não é diferente da fotografia. Não é nenhum crime fotografar uma viagem, mas você precisa curtir aquele momento também. 
Ando bem pensativa em relação à arte de fotografar. Ela tem me entristecido e me feito repensar todas as vezes que recebi algum dinheiro para isso. Talvez eu me atrapalhe na escrita, mas espero conseguir explicar bem o que tenho sentido. É que quando vejo várias pessoas apontando aquelas câmeras para qualquer coisa comum eu me sinto envergonhada e deixo o momento passar. Quando estou em reuniões de amigos/família, por causa de muitos comentários que rondam esse mundo, eu deixo de fotografar e por aí vai. 
São situações que eu sei que um dia vou me arrepender por não ter nada registrado. Está na memória, mas a memória um dia vai embora. Sinto falta de amigos da infância que estão vivos na mente, mas que eu gostaria de ter ao menos uma fotografia. A sensação que tenho é que estou me censurando enquanto o mundo inteiro está fotografando. Quando falei sobre fotografar da lua, fui super enfática na questão de "todo mundo fez essa foto, mas você pode fazer também" e eu simplesmente não pratico isso.
Um dia, todos nós vamos querer uma foto daquele momento especial, então por que não fotografar? Essa foto hoje pode não significar muito, mas sem dúvida daqui cinco anos ela vai ter um grande valor, porque em cinco anos muita coisa muda. Hoje, essa foto da sua gravidez não tem muita importância. Essa foto do seu filho bebê também não. Sabe essa foto que você fez com a família? Hoje é só mais uma foto, mas amanhã pode ser a única recordação de um momento feliz que não se repetirá.

Acompanhe o blog nas redes sociais
:: Instagram | Facebook | Flickr | Bloglovin  | Snapchat: milcaabreu ::
Milca Abreu
Milca Abreu

Formada em Letras, apaixonada por leitura, fotografia, séries, gatos, Star Wars, Super-Heróis, Woody Allen e batons. Amo histórias de terror e suspense, músicas antigas e não dispenso uma boa passeada no shopping. Sou da Capital e ainda pretendo conhecer o mundo - ou parte dele.

6 comentários:

  1. Olá
    Quando pego algumas fotos antigas sempre sinto um misto de emoção, cada foto é um sentimento que aflora, mas o que mais me devasta é a saudade que sinto dos momentos e pessoas que estavam presentes, então podemos considerar as fotos como um bau de tesouros/recordações!
    Já deixei muitos momentos passarem sem fotografar e o arrependimento e grande, então que tal nós libertamos desse sentimento que nós prende?
    "Hoje é só mais uma foto, mas amanhã pode ser a única recordação de um momento feliz que não se repetirá."

    Grande abraço!
    www.camisaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas palavras. Acho que precisamos mesmo nos desprender sabe? Não só em relação à fotografia...
      Bjss

      Excluir
  2. Eu também tenho um carinho especial por fotografias. Cada uma que eu não via mais e vejo de repente me traz uma lembrança, e é isso mesmo que fica: as boas lembranças.

    www.daniantunes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Para muitos é só um pedaço de papel, mas não é tão simples assim né? Tbm amo registrar os momentos <3

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...