COMO TIRAR FOTOS BOAS À NOITE

quarta-feira, junho 24, 2015

24/06/2015
Uma das maiores dificuldades na fotografia é conseguir fotos legais à noite. Para mim, esse sempre foi o maior desafio, porque nunca gostei de flash e lembro de muitas vezes em que deixei de fotografar apenas porque era noite. Eu admito que até hoje não é meu horário preferido, mas às vezes acontece.

Use um tripé
Essa é válida para qualquer câmera. Nas câmeras compactas, geralmente, vem uma opção de modo noturno, que deixa a sensibilidade muito maior. Isso pode deixar sua foto tremida, e, mesmo no modo automático a foto pode sair ruim. As câmeras avançadas ou semi-profissionais também precisam de uma ajudinha de vez em quando, então para garantir que não vai perder o momento, providencie um tripé.

Na falta do tripé...
Apenas apoie em algum lugar. Nem que para isso você precise agachar e usar sua perna como apoio. Na fotografia não existe essa de preguiça, a gente precisa levantar e fazer a coisa acontecer. Lembro de uma vez que usei o carro para apoiar a câmera, pois eu queria fotografar a lua; estávamos no meio de uma BR, a lente não tinha a função de estabilidade e foi aí que o carro entrou na história. Você também pode usar uma pessoa como apoio =)
Use a iluminação local a seu favor
Nem sempre essa dica vai valer, porque, como citei acima, às vezes você pode estar no meio de uma BR e não ter muita iluminação. Mas sempre que for possível, veja se algum ponto próximo pode te oferecer alguma luz como auxiliar. Faça um jogo de luz e sombra. Invente. Use a criatividade!

Evite o uso do flash, prefira uma velocidade baixa em harmonia com o ISO
Não há nada nesse mundo que eu odeie mais do que usar flash. Eu corro de ambientes fechados, com pouca iluminação, porém nem tudo são flores e por esse motivo, de vez em quando, ele precisa entrar em ação. Para tentar fugir dele eu tento, ao máximo, combinar ISO e baixa exposição e se você não sabe que diabos são essas duas coisas, pode clicar aqui que eu expliquei direitinho.
Aproveite o início da noite 
Por quê ao invés de esperar anoitecer por completo, você não aproveita para fotografar o pôr do sol? É possível conseguir fotos incríveis nesse horário usando as dicas acima. Acredito que algumas dessas dicas também funcionem com o celular. E se nada der certo, apenas fotografe!

POSTAGENS RELACIONADAS

9 comentários

  1. Ae Milca, GRACIAS POR ESSE POST!!! Sempre vejo paisagens lindas a noite e nunca consigo fotos boas, principalmente por tremer. Da proxima, vou tentar essa dica de apoiar em qualquer coisa mesmo (ja q n tenho tripe!) beijo gata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa o namorado como apoio, faço muito isso hahaha
      Bjss

      Excluir
  2. Tirar fotos a noite é sempre uma sofrência sem fim hahahahaha mas eu ainda não tenho minha câmera mimimim mas um dia terei, e vou encher muito as paciencias da miinha amiga milca que é profissional e só tira fotos lindas (:

    ResponderExcluir
  3. Tb sou do grupo dos haters de flash, hahahaha.
    Ainda não tirei muitas fotos noturnas com a cam, mas to precisando treinar isso e vou aproveitar suas diquinhas marotas ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite mesmo, tem mais algumas que vou postar em breve e qualquer coisa, me grita.

      Excluir
  4. Ótimas dicas, Milca! Sempre evito tirar fotos à noite, pois sou péssima com isso e odeio flash haha
    Com essas dicas, vou me arriscar ♥
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tenta mesmo, vai que dá certo né? <3

      Excluir
  5. Milca sempre dando ALTAS dicas de fotografia. ADORO ♥

    ResponderExcluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!