segunda-feira, abril 27, 2015

PRECES E MENTIRAS - SHERRI WOOD EMMONS

Terminei de ler esse livro há alguns dias, mas percebi que, ao menos uma vez por dia me pego pensando nos acontecimentos e nos personagens. É um livro bastante intenso e que te mostra como algumas crianças passam para a vida adulta de uma forma tão brusca que pode mudar completamente a vida futura e seu comportamento. A princípio me pareceu apenas mais um livro, mas a verdade é que ele mexeu muito comigo por lembrar como coisas que aconteceram comigo quando eu era apenas uma criança e assim como Rana Mae, eu não tinha ninguém com quem pudesse contar. Óbvio que não chegou a tanto, mas mudou muito em mim. Depois eu explico.

O livro tem como personagens principais Bethany Marie e Rana Mae. Elas se conheceram quando tinham 7 e 6 anos, respectivamente e criaram um vínculo grande que tirou ambas da solidão em que viviam. Elas são primas e todo verão, Bethany vai visitar a prima, que mora em Coal River Valley, interior de West Virginia. Além delas, têm também, outros personagens importantes. Da família da Bethany: sua mãe Helen, o pai Jimmy e suas irmãs Melinda, Nancy e Tracy. Da família de Rana Mae: Joane, sua mae, Bob, o pai e o tio Caleb.

Tudo se passa nas décadas de 60, 70 e início de 1980. Cada família tem seus problemas, mas Helen, Beth, Rana Mae e Jolene são bem mais próximas e meio que dividem os problemas, querendo ou não. Jolene não tem uma fama muito boa por causa da sua forma de vestir e também por não ligar muito para Reana Mae. Bob trabalha com frete e quase não fica em casa, o que mais tarde Rana Mae vai interpretar como abandono. A família de Beth é estável financeiramente e o único problema aparente é Tracy, pois ela possuio famosos gênio forte e é muito má. Ela gosta de humilhar os outros e, desde que não a contrariem, ela é um doce.

Jolene descobre que está grávida e fica muito feliz por isso, pois acredita que Bob ficará mais tempo em casa, porém, Caleb está morando com eles e Jolene não gosta disso. Ela detesta Caleb por motivos bastante pessoais (que vocês descobrirão ao ler) e em um ataque de fúria contra ele acaba perdendo o bebê. Caleb é expulso de casa, mas Bob obriga Jolene a aceitá-lo de volta e é aí que Rana Mae é obrigada a crescer. Eu nunca tinha lido algo tão perturbador e tão real. Preces e Mentiras me mostrou o quanto certas atitudes podem mudar uma pessoa, tanto para o bem quanto para o mau. Saber que abusos contra crianças acontecem todos os dias, famílias que são destruídas, mas que são poucos os que se sacrificam o mínimo para cuidar de alguém.

Esse livro me ensinou muito, principalmente a, pelo menos, tentar me colocar no lugar de outra pessoa. Tentar ajudar. Um gesto simples, às vezes, se torna grande e faz muita diferença. 
Milca Abreu
Milca Abreu

Formada em Letras, apaixonada por leitura, fotografia, séries, gatos, Star Wars, Super-Heróis, Woody Allen e batons. Amo histórias de terror e suspense, músicas antigas e não dispenso uma boa passeada no shopping. Sou da Capital e ainda pretendo conhecer o mundo - ou parte dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...