quarta-feira, janeiro 21, 2015

Na internet nada se cria...

...tudo se copia, já dizia o velho ditado, que nos ronda há séculos. No início do ano, quando conheci as gatas do 7 on 7, nós tivemos a ideia de participar, também, de um projeto chamado The Way We Dess feito por algumas blogueiras nas quais tínhamos muita admiração. Acontece que uma coisa que poderia ser motivo de orgulho por ter inspirado outras pessoas, se tornou a situação mais baixa que eu já vivenciei nessa blogosfera. Como não havia nada em nenhum dos posts que dissesse que era um projeto criado por elas imaginamos que era mais um projeto comum na internet. Engano nosso. Fomos chamadas de cara de pau, nos acusaram de ser hipócritas, pois TODO MUNDO conhecia o projeto DELAS e, claro, elas ainda estavam no total direito de gritar e xingar. Sabe aquelas crianças no meio do shopping dando birra? Tipo isso. As meninas do nosso grupo que postaram os looks receberam uma enxurrada de comentários maldosos.
O motivo de eu escrever esse texto é que ontem mesmo, eu aprendi duas coisas muito importantes: 
1 - Muito legal saber quem são, realmente, as blogueiras que eu acompanhava;
2 - Educação faz toda diferença.
Atualmente existem milhares de projetos na internet que um dia foi criado por alguém. O TWWD é um projeto bem bacana, que aliás, a ideia do post já é praticada por muitas pessoas. Quem aí nunca viu um post do tipo TRÊS LOOKS USANDO SHORT. Gente, um nome não faz de outra blogueira uma ladra. 
Não só em blogues de moda, mas quantos projetos não já foram "copiados"? Quem criou o "look do dia" deveria buscar seus direitos e xingar todo mundo que copia que o título. A Melina Sousa deve enlouquecer todos os dias, porque ela tem ideias geniais e, cara, impossível não querer fazer igual. A Luh Testoni do blog Primeira a Esquerda criou um projeto PESSOAL e, apesar de todos os avisos, ainda há criatura fazendo também. Nunca vi a garota xingando quem copiou. Você percebe que ela tem maturidade suficiente e é uma pessoa educada. Faz muita diferença isso. 
O fato é que na internet há muitas ideias copiadas e se você não cita no seu projeto que ele foi criado por você e mais seis garotas, fica complicado os outros fazerem qualquer referência. Em momento algum dissemos que o projeto foi criação nossa e mesmo que nossa intenção tenha sido boa, ela não foi vista assim; fomos acusadas e xingadas de forma desnecessária. Eu tenho direito de ditar o comportamento delas? Não! Assim como não posso salvar o mundo. 
Por fim, gostaria de deixar o texto da Loma do blog Sernaiotto onde ela fala sobre cópia de posts e atitudes a serem tomadas.

UPDATE: Fiz questão de olhar todos os posts da criadoras do projeto para me certificar de que não havia nada sinalizando que havia sido criado por elas.
Milca Abreu
Milca Abreu

Formada em Letras, apaixonada por leitura, fotografia, séries, gatos, Star Wars, Super-Heróis, Woody Allen e batons. Amo histórias de terror e suspense, músicas antigas e não dispenso uma boa passeada no shopping. Sou da Capital e ainda pretendo conhecer o mundo - ou parte dele.

6 comentários:

  1. Concordo com você, realmente se elas nao falam que o projeto foi criado por elas fica dificil adivinhar.
    Fiquei muito chateada pelo que tive que ler nos meus comentários. Esperava que alguem talvez fosse vir e conversar do tipo " viu esse projeto, nos criamos e talz"
    Mas fazer o que né =(
    beijos

    ResponderExcluir
  2. To aqui ainda aplaudindo seu texto <3
    Hahahahahah

    É isso mesmo, acho que independente de ter falado (ou não) que o projeto foi criado por elas, a educação na hora de falar sobre isso (já que a ofensa foi tão grande) deveria ter sido o primeiro passo. Afinal, pra que resolver as coisas com encrenca se existe a conversa? E no final, a maldade tá nos olhos de quem vê, por que pra mim tá tudo bem claro que vocês fizeram o projeto por admiração (assim como existem UM MILHÃO DE PROJETOS parecidos a esse na internet e várias pessoas seguem/fazem) e não pra kibar.

    Maturidade é tudo nessa vida.

    Bexox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e vamos tocar a vida com nosso projeto, amém? huahauhauha

      Excluir
  3. Você não está vendo, mas estou te aplaudindo de pé.

    É como eu escrevi em um post que ainda tá no rascunho: e se tivessem copiado? E a educação? Cadê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nunca vou entender gente barraqueira e ignorante!

      Excluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...