FOTOGRAFIA PARA INCIANTES #2: ISO, VELOCIDADE E ABERTURA

quarta-feira, janeiro 28, 2015

Continuando a série de posts sobre fotografia para iniciantes, caso você não tenha visto a primeira parte, basta clicar aqui, hoje vou falar um pouco sobre um trio mega importante: ISO, velocidade e abertura. Nas câmeras reflex, esses três itens são muito importantes e entender o que cada um representa é fundamental para você sair da função automática (P) e ir para a manual (M).

Abertura do diafragma
O diafragma é responsável por controlar a quantidade de luz que entra na câmera. Em ambientes muito escuros, costuma-se utilizar aberturas maiores; quanto maior a abertura, mais luz entrará e mais clara e desfocada a foto fica. As câmeras compactas não permitem muita alteração e por isso são tão escuras, já nas reflex você tem a possibilidade de comprar lentes claras - que por sinal são bem mais caras. A imagem abaixo exemplifica melhor a ideia de abertura.
Velocidade do obturador
A velocidade do obturador refere-se ao tempo que o diafragma vai ficar aberto pra que a luz entre na câmera. Em ambiente com pouca luz, o ideal é utilizar velocidades baixas, porém isso aumenta a sensibilidade da câmera e se você não utilizar um tripé ou algo para apoiar, suas fotos ficarão borradas. Desse modo, também não é recomendável para fotografar objetos em movimento, enquanto que em velocidades maiores, você consegue congelar a imagem. A velocidade é obtida em frações de segundos.
ISO
O ISO é a parte que eu considero mais fácil. Quanto maior o ISO, maior a possibilidade de fotografar em ambientes com pouca luz, porém é importante saber que com um ISO 3200, por exemplo, a foto vai sair granulada e com a qualidade um pouco ruim.
O site Exposure Guide fez esse gráfico e, para mim, foi a melhor forma de representação dessas três funções.
http://www.exposureguide.com/
A partir do momento que você entende a função de cada um desses itens, sua vida fotográfica fica muito mais fácil, pois você consegue encontrar um equilíbrio e tirar boas fotos mesmo nos ambientes mais escuros.
O mais importante é que você tente várias vezes e com configurações diferentes, porque, às vezes, sua foto sai com ruídos, mas ainda assim fica legal, sabe? Fotografia é algo muito pessoal ainda mais quando você faz por hobby e não deixe que comentários negativos te desanimem. Outra coisa muito importante, não só na fotografia: procure evoluir sempre. Não se conforme com um "bom" ou "legal", dê o seu melhor!

POSTAGENS RELACIONADAS

4 comentários

  1. Ai, adorei esse post. Cada dia to com mais vontade de comprar uma câmera decente, MEU DEUSSS.
    Hahahahahahahahahhaha

    Manda mais posts, Milkinhaaa
    To amando e aprendendo, hahahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita coisa vindo por ai hahahaha

      Excluir
  2. Concordo com a Ka, e voce nos deixa morrendo de vontade de comprar uma camera.
    Faz um curso em Brasilia e chama a gente hehe
    beijos
    fiz uma tag com voce la no blog
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se deus quiser, um dia isso se tornará real e obrigada pelo apoio!!

      Excluir

Se você gostou (ou não), deixe um comentário me dizendo o que achou, assim poderemos trocar figurinhas sobre coisas das quais gostamos e vou saber o quê e onde melhorar.
Spam, não, pls!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...